×
×
×

Diário de Bordo

causos, cotidiano e pensamentos

Paraguai 4º, 5º e 6º Dias - Contatos

11 de mai de 2024 — @henriquetrek

Quinta feira o céu desabou em Ciudad del Este.
A meteorologia havia prometido tempo chuvoso e cumpriu! Começando já na noite anterior, mas foi na quinta que chegou com força, fazendo pausas esporádicas durante o dia, mas sempre retornando com força. O dia inteiro foi assim.
Já sexta amanheceu com clima frio de serra e alguma neblina no ar.


5º Dia

Com o sol finalmente decidindo trabalhar, na sexta fui logo resolver a questão do chip. Porque viver dependendo de wifi, ou pior, nada, nos dias de hoje onde nem se poderia pedir um Uber, não há condições.
Com um sinal de 4G eu poderia me locomover mais livremente e sem me preocupar em como voltar à pousada.

O atendimento da loja foi extremamente rápido. Precisei fazer uma carga extra, pois o chip pré-pago que comprei só poderia ser habilitado com documento do país. Este novo era pra visitante estrangeiro. Muito provavelmente só ficará funcionando por 90 dias, depois disso será cancelado. Mas é o suficiente para não me deixar na mão.

Com isso resolvido fui conversar com um amigo. Almoçamos juntos, fiquei sabendo um pouco dos costumes e vida do povo paraguaio. Depois ficamos de continuar o papo mais a noite depois de uma reunião que ele tinha.
Decidi passear pelo Shopping Paris e ver o que havia de tão especial no Paraguai.

Muita coisa boa e barata, pros padrões brasileiros. Cara ainda pra quem não faz muita grana, mas comparado com o absurdo brasileiro, quase metade do que é cobrado por lá, quiçá menos.
E tem de tudo um pouco. Comércio de rua, shoppings luxuosos ou nem tanto, galerias grandes, pequenas, pessoas correndo, andando, algumas se arrastando. Muitas sacolas, caixas e produtos sendo carregados pra todo lado. E ninguém mexendo com ninguém.

Depois de sair do shopping fui até o escritório do meu amigo e ficamos conversando por mais um bom tempo. Aprendi muita coisa nesse dia e agradeço a ele pela paciência e disposição, pois já passou o dia atendendo clientes, tendo reuniões e ainda estava disposto a me ceder atenção.

Pra fechar o dia fui apresentado, segundo ele, a melhor pizza de Ciudad del Este. Que coincidentemente fica no mesmo quarteirão da pousada onde estou, na rua do lado.
De fato, a massa da pizza tem um preparo diferente das pizzas que já provei até hoje. É mais leve e saborosa. E o molho de alho que a acompanhava era uma maravilha a parte.

6º Dia

Sábado começou com novas possibilidades
Talvez uma oportunidade para iniciar um parceria antes do esperado.
Mas vamos com calma e parcimônia. Ainda é cedo e tudo pode ser possível, inclusive nada. Mas conhecendo minha tendência ao perfeccionismo e a excelência no que faço, acredito que as chances podem ser boa. Modéstia a parte, quando eu ponho na cabeça que quero fazer algo, me empenho para fazer esse algo acontecer e ele acontece.

Sem mais para o dia, aguardemos o desenrolar dos próximos. Ainda tenho alguns aqui antes de voltar pra casa. ;)

Tags: paraguai, viagens