É Uma Cilada, Bino!
A criatividade de gente desocupada pra enganar os outros é infinita!
Recentemente recebi dois e-mails muito suspeitos informando que corre no STF uma ação judicial contra mim.
Acontece que o primeiro e-mail chegou com um endereço de domínio livly.io que, supostamente, pertenceria ao Ministério Público Federal. Caso eu não agisse com extrema urgência poderia sofrer consequências jurídicas severas!
Um dia depois chegou outro e-mail, praticamente idêntico ao anterior, porém com meu nome completo e vindo de outro endereço de e-mail. O domínio do qual este segundo e-mail se originou supostamente pertence a uma empresa de Londrina, no Paraná, registrada no CNPJ 11.435.946/0001-05 cujas atividades consistem em:
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis.
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
- Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária.
- Atividades de contabilidade.
Claro que pode ter sido uma invasor que teve posse aos servidores de e-mail da empresa, entre outras possibilidades. Mas o fato é que isso já me aconteceu antes. Costumava receber ligações de uma empresa de cobrança a respeito de uma assinatura que possuía de algumas revistas. Era uma assinatura de 12 meses cobrada no cartão e que não se renovava automaticamente. Entretanto o golpe constava em ligar para ex-assinantes informando que havia uma dívida e que caso ela não fosse paga um processo seria aberto. Claro que pagando com eles o valor teria um "desconto".
Claro que não paguei, pois sabia que era mentira. Mas o que me impressionou era a cara de pau que eles tinham em afirmar com uma clareza objetiva que a razão estava com eles.
E agora isso. Provavelmente pegando carona no que o STF anda fazendo no país. Só que não faz o menor sentido, principalmente por conta da clara indicação para baixar um arquivo pelo link no corpo do e-mail com a maior urgência. A cara de golpe que isso tem não está no gibi!
Vou te contar, enquanto houverem pessoas inocentes haverão pessoas malandras querendo ganhar uma grana fácil.
Tags: vida, golpes, experiência