Oi Fibra - Parte 1
De uns tempos pra cá eu decidi valorizar mais os serviços locais, o pequeno empreendedor, por assim dizer, e isso incluía os serviços de internet.
Inicialmente pro meu condomínio não havia opção de grandes provedores como Oi, Vivo, Claro, etc. Aliás, Claro ainda não está disponível, mesmo após 8 anos de entregue dos prédios. Mas infelizmente estes serviços sempre ficaram a desejar, principalmente pela velocidade entregue frente a contratada. Sem mencionar a dor de cabeça com quedas as frequentes, péssimo atendimento, suporte demorado e inexistente aos fins de semana, enfim... era bem desafiador...
A primeira empresa grande a prestar serviço aqui foi a Oi, com o Velox e a velocidade máxima de 1 mega! Já era melhor do que a concorrência local, porém o serviço era péssimo! Interrupção do serviço quase todo mês, quiça toda semana, a velocidade contratada ficava a desejar, atendimento demorado, ou seja, praticamente a mesma qualidade das prestadoras locais pequenas.
Após um breve período (contratual) de 12 meses fiquei trocando de prestadora em prestadora a cada 12 meses, sendo que a Portal Telecomm foi a última e mais duradoura que mantive contrato, até que não deu mais! Após trocar de dono (e nome) umas 4 vezes o serviço caiu tanto que não deu mais!
Foi aí que me apareceu a Vivo Fibra com uma proposta de internet 300 Megas por 129,90, enquanto eu paga 79,90 por 60 Megas e muita dor de cabeça. Aceitei e logo na instalação a velocidade contratada se mostrou verdadeira, com taxas de download na média de 289, 300, 290 e assim me dei por satisfeito, apesar do aumento no preço.
E fui minto feliz até 12 meses depois, no aniversário do contrato, quando a mensalidade subiu para 169,90!
Foi um susto! Mas sendo a melhor internet que já tive até então, se mantendo consistente ao longo de 12 meses, mantive o serviço por mais 2, até ser contato pela Oi Fibra com uma proposta de internet a 400 Megas, telefone ilimitado para fixo e celular (ambos local e DDD) por 99,90! Parecia bom demais pra ser verdade, e relembrando a dor de cabeça que tive com o Velox, fiquei ainda mais cético. Mas devido ao aumento de preço em tudo nos últimos meses resolvi fazer a migração do serviço.
Após um problema burocrático inicial, a instalação foi realizada dia 10 de junho deste, mas pra minha "surpresa" o serviço não atinge a velocidade contratada de 400 Megas, chegando em uma média de 250, 270, 215, quando a Vivo Fibra (ambas em wifi 5G) entregava exatamente o que contratado.
O suporte da Oi Fibra me informou que havia um período de ajuste da velocidade (???) e que isso se resolveria com pouco tempo. Bom, já é dia 11 e até agora nada mudou. Aliás, falando em mudar, uma coisa que descobri a respeito da Oi Fibra, eles tem um dos piores modens wifi disponível e com algumas travas, impossibilitando por exemplo a troca do servidor DNS no próprio roteador.
A velocidade só é alcançada via cabo, quando este é compatível com a velocidade, porém no wifi sigo limitado.
Se o serviço não se mostrar eficiente ao longo do tempo, certamente irei voltar para Vivo Fibra em 2023. Quem sabe até lá a situação melhore e eu posso arcar com o valor do serviço, pois, de longe, foi a melhor internet que já tive morando aqui.
Obs: eles incluem no pacote o aplicativo OiPlay, um tipo de serviço de streaming com conteúdo variado, mas neste plano as opções do aplicativo são bem limitadas.