×
×
×

Diário de Bordo

causos, cotidiano e pensamentos

Complicado assim

29 de mar de 2022 — Henrique

Vivemos em uma época onde a tecnologia tirou muito do peso que a vida em grandes cidades trazia. Hoje pedimos comida com alguns toques no celular, o mesmo vale para deslocamento, fora as facilidades domésticas que máquinas de lavar trazem! O problema começa a aparecer quando pessoas, ou empresas, resolvem se "sofisticar" além da conta e transformam uma simples aplicação de currículo em uma tarefa desafiante!


Recentemente busquei por vagas de editor de vídeo aqui em Fortaleza e acabei encontrando duas, sendo que uma delas me chamou atenção. Ao buscar por meios de enviar meu currículo me deparei com a exigência de ter uma conta criada em outra plataforma, cujo uso exclusivo seria para avaliação de candidatos e para isso é necessário um cadastro com CPF, telefone, e-mail e aceitação dos termos de uso que, entre outros, informa que a plataforma realizará testes online, usados para mapear o perfil, potencial e conhecimentos gerais dos candidatos. Fora que há um aviso de coleta e monitoramento de dados nos termos de uso durando o acesso à plataforma. Tudo isso pra enviar um mísero currículo e concorrer a uma vaga cujo salário sequer foi anunciado.

Logo quando eu decido minimizar minha impressão digital em redes sociais e plataformas de maneira a reduzir a coleta indireta, e muitas vezes não declarada, de dados pessoais e de navegação me aparece uma empresa que usa uma plataforma de terceiros para recrutamento, cujo simples envio de currículo é complicado com criação de cadastro, preenchimento de formulários, aceitação de termos de uso e privacidade quando uma simples plataforma para recebimento de currículos, ou mesmo mensagens via site oficial resolveria a questão do primeiro contato. Caso houvesse interesse de ambas as partes o processo seguiria com ambos sabendo um pouco sobre o outro. No caso da empresa, minhas qualificações e experiências. No meu caso, o salário e as condições do cargo.

As vezes tecnologia demais atrapalha!

Tags: bigtech, fortaleza, causos-de-emprego